INÍCIO


A Comunidade deve ter sido fundada entre os anos 1968 e 1969 e foi projetada por uma Cooperativa Habitacional APSE (ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DOS SERVIDORES DO ESTADO), para beneficiar funcionários do Estado de Pernambuco, Ipsep (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Pernambuco), bancários e Militares. Com o decorrer dos anos, várias pessoas desistiram de suas casas e as foram repassando. As casas foram entregues todas sem muros, com jardins e as ruas tinham postes no meio. Com o passar do tempo, por causa da violência, os moradores começaram a levantar seus muros e retirar os postes das ruas para que os carros pudessem passar - pois antes os moradores guardavam seus carros na praça onde atualmente fica o terminal de ônibus Vila Tamandaré, sob a guarda de um vigilante.
As casas foram projetadas para serem sem muros, os carros não chegavam em casas; os postes eram no meio das ruas com uma boa iluminação.
No início, não existia comércio, os moradores tinham que buscar os materiais fora, em outros bairros; o transporte era precário, e vinham de outros bairros com entrada no bairro. Quando não, os moradores tinham que andar até Santa Luzia.
As ruas não eram pavimentadas, dificultando com isso a entrada de ônibus. As linhas de ônibus que entravam na Vila Tamandaré eram provenientes do bairro do Ipsep (as linhas Vila do Ipsep e Vila Cardeal e Silva). Quando teve início a construção do Condomínio Ignez Andreazza - na entrega dos prédios muitos moradores não vieram tomar posse dos seus imóveis, pois não tinha infra-estrutura ( transporte, comércio, segurança , limpeza, etc.) como também na sua entrega pelo fato do conjunto ser muito grande dava a impressão de ser um lugar deserto porque a quantidade de pessoas que vieram tomar posse dos seus imóveis era pequena.

8 comentários:

  1. A praça antes era um desastre toda quebrada, bancos quebrados, balanços torados e todo mas.Mais agora estar todo perfeito bancos novos, academia boa para as pessoas canminharem e até quadra de esporte tem, mas precisa melhora muito. a falta de segurança e etc...

    ResponderExcluir
  2. O blog da vila tamandaré ficou massa ,estamos valorizando nossa comunidade e devemos sempre estar comentando ela para valoriza cada vez mais [estamos cada vez mais melhorando ,vejamos a praça a renovarão que estar esta muito bonita ,com academia ,balanços,uma quadra estar belicismo e também devemos prese-vala.

    ResponderExcluir
  3. Na minha opniao o bairro Vila Tamandaré esta melhorando
    cada vez mais ,ate por que em 2008 quando eu fui embora
    tinha muita coisa a ser feita como, o canal,a reconstruçao da praça etc..
    antes as ruas perto de onde eu moro eram muito escuras
    ,emburacadas e tambem muito perigosas.
    Mais quando eu voltei em 2012 viu tudo mudando para melhor

    ResponderExcluir
  4. Comentário

    Eu moro a na vila tamandaré a 15 anos atras e o bairro esta tendo muitas mudança antigamente não tinha nem casas era só lama e maré agora tem casas,apartamentos,logas,mercados,farmácia e etc...
    agora agente tem academia do recife na praça simão borba a praça do terminal estar reformada se tiver curiosidade de uma passadinha por aqui para ver e comprovar o que eu estou falando

    ResponderExcluir
  5. Comentário Sobre a Vila Tamandaré

    Eu moro na comunidade da vila tamandaré praticamente desde que eu nasci, minha família veio para essa comunidade quando eu era muito pequeno, então eu passei minha infância toda nesse bairro.
    A comunidade da vila tamandaré mudou muitas coisas, praças, ruas, comércio, ônibus, escolas, etc. E mudou para melhor, temos hoje em dia, academia da cidade, ônibus em boa qualidade, escolas boas, temos no bairro muitos tipos de comércios que facilita a vida dos cidadãos da vila tamandaré.

    ResponderExcluir
  6. Na vila tamandaré eu moro aqui 14 anos nos dias indi ante mudou tudo pricipaumente a praça
    porque antes era uma bagunça arretada a praça toda pichada . E agora mudou foi tudo ate o terminal de ônibus que era uns ônibus meios esquisitos que não tinha nem a onde os deficiemtes de cadeira de roda mais agora tem . Agora e tudo bom a prefeitura deu uma nota 10 na vila tamandaré as pessoas da vila tamandaré merece isso ai

    ResponderExcluir
  7. A Vila Tamandaré tem melhorado com o passar dos anos, mas claro, essa é é a tendência natural das coisas, “Evoluir”.
    A Prefeitura tem trabalhado bastante nas construções e melhoras das praças, terminais de ônibus e escolas. Mas isso não é tudo, do que adianta ter tanta melhora em locais públicos se a segurança é um lixo? A Vila Tamandaré já foi considerada como “A Vila da Morte” por um programa polêmico do SBT. E aí, onde fica a reputação dessa Vila que todos falam tão bem?!
    Alguns dos meus amigos e conhecidos chamam o Conjunto Residencial Ignez Adreaza de “A Grande Favela Organizada”, pelo fato de ela ser tão grande, tão bem falada e ter tanto tráfico de drogas, assaltos e gente de vida nojenta.
    Bem, tirando toda essa sujeira, a Vila Tamandaré tem melhorado bastante.

    ResponderExcluir
  8. Na vila tamandaré eu moro aqui a 15 anos antigamente a onde eu moro era tudo maré só tinha a casa da minha mãe depois vilheram os povos e fizeram vários barracos de tabua etc da qui , pra la mudou tudo com um tempo paraca era toda destruida não tinha posto na vila tamandaré e a gora em 2011 para 2012 mudou varias coisas como o terminal de ônibus , a praça , o posto de saúde agora a praça tem tudo novo grasas a prefeitura do recife eu posto de saúde , o terminal de ônibus etc varias coisa de mais mudou varias coisas muito obrigado a prefeitura do recife ate os homens de lixo que agora passa pelas portas pra pega lixos na casas das pessoas

    ResponderExcluir